terça-feira, fevereiro 28, 2006

Memória!


Soube apenas hoje que o antigo edifício da PIDE está prestes a transformar-se num anónimo conjunto de apartamentos de luxo.

Estranho país, este...

Assustadora, esta naturalidade... quase «normalidade» para apagar a memória de um povo.

Exagero? É evidente que não!

Primeiro, apagam-se evidências... vestígios... testemunhos... factos.

A seguir, substitui-se a História pela estória...

"
- Censura?... nunca senti censura... sempre disse o que quis e nunca ninguém me proibiu!

- Assassinatos? Torturas? A Pide, não! Foram os comunistas que inventaram isso tudo logo a seguir ao 25 de Abril.

- Presos políticos? Olha, se lá estavam não era por irem à missa!!! Onde há fumo há fogo!

- Havia era respeito... sim, muito respeito... muita educação... as pessoas eram pessoas de bem... iam à missa e tudo! Não era a bandalheira de hoje... bandalheira que veio com os comunistas e com a pouca vergonha que foi o 25 de Abril...
"


Estranho País, este...deram-se condecorações e reformas a agentes da Pide no tempo de Cavaco (Ops, esqueci-me... estamos no tempo de Cavaco...)!
Pides que torturaram assassinaram mataram livremente... pessoas que nunca foram arguidos em tribunal nenhum...

Arguidos, são agora um punhado de pessoas que se juntou no passado 5 de Outubro junto ao edifício da António Maria Cardoso apenas para dizer... Não Apaguem a Memória!

Estranho País, este!


7 comentários:

Anónimo disse...

E para abono da verdade diga-se que nem nenhum cabecilha das FP25 nem o autor do atentado de camarate foram devidamente condenados... inclusive esperou-se que esses processos caducassem para de começarem a promulgar leis que visassem uma justiça mais rápida... não acha isso também uma forma de limpar a história... ou acha que a bandeira vermelha inocenta todos os crimes?

Blogexiste disse...

Exactamente! Vem precisamente ao encontro daquilo que eu digo!
Esses, foram a tribunal. Se o tribunal fez ou não fez o seu papel... é outra discussão! É um problema de Justiça! Contudo, para esses, houve motivação, houve mecanismos, houve forma de os levar a tribunal.
Esses, para o bem ou para o mal, acabaram por ter um julgamento jurídico e um julgamento social! Bem ou mal conduzido, o que é certo é que um dos responsáveis pela Liberdade de Expressão que agora todos utilizamos como a coisa mais natural do mundo esteve preso.
Pois bem, quantas pessoas responsáveis por crimes, torturas, assassinatos mas ligadas à direita do "24 de Abril" foram sujeitas a isto?
Houve as FP 25 de Abril é verdade. Mas também houve o reverso da medalha... Cónego Melo, Padre Max etc... e esses?
É por tudo isto que eu digo que desde 1985 se assiste a uma tentativa (bem conseguida) de escrever a nova «estória» de Portugal sem quadradinhos. E é grave. É grave que os jovens não saibam o que foi o 25 de Abril... é gravíssimo que não saibam o que foi o 24 de Abril!

Quanto ao atentado de Camarate, lamento profundamente que nunca se tenha descoberto a verdade... se houve dedo político... bom, é preciso ver qual era a força dominante (no poder) que tinha possibilidade de influência para isso.

Em todo caso repito: a sua opinião vem ao encontro do que eu defendo... a História deve ser objectiva... a Justiça deve ser cega (no bom sentido) e, perante crimes (de sangue ou não) ter a mesma atitude, quer sejam praticados pela direita, quer sejam praticados pela esquerda

Anónimo disse...

a ideia anterior era fazer da coisa um hotel... é claro que quando se fala em museu.... não querem saber... já agora quem foi o presidente de camara que deu um empurrãozinho?

Anónimo disse...

Mas sabes que isso convém a muitos....que se "apague amemótia das nossas vergonhas"....
Porque a históriatem tendência a repetir-se...e bom mesmo é que esse período "negro" esteja bem "enterrado"!!! Certas alas políticas defendem o regresso ao passado e para isso é "bom " que ninguém se lembre do "medo", dos Homens que vinham de noite, das torturas, das prisões, das dnúncias....
A questão que levantaste é muito importante e muito grave também!

Obrigado por não deixares que nos esquecamos disso.

Anónimo disse...

...e sempre que Abril aqui passar,
dou-lhe este farnel para o ajudar.

Boa Malha!

ABrs

Blogexiste disse...

Tati: como digo, só agora me apercebi do que se estava a passar... já agora, quem foi o Presidente de Câmara? Foi o João Soares ou a coisa já é posterior?

Anónimo disse...

a vontade é anterior mas o empurrão veio depois do soares...