quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Bancos


Em tempos tentei renegociar com o banco o spread do crédito habitação que se encontrava obscenamente desactualizado...
...que não... que as condições contratadas na altura foram de comum acordo entre as partes!
Saí, como se costuma dizer, com o rabo entre as partes!

Posteriormente solicitei uma declaração para efeitos de IRS (uma folha A4 produzida em computador onde apenas se preenchia o valor específico) e foi-me apresentado um custo de 75 Euros! Reclamei.
...que não... que os preços estão previamente estabelecidos e que era minha obrigação informar-me antes de solicitar o serviço!

Verifiquei, na tal declaração, que o banco se tinha enganado lesando-me em cerca de 480 Euros. Reclamei!
Aí sim, devolveram-me o dinheiro que eu prontamente me disponibilizei para ir levantar e aproveitei para encerrar a conta. Quando conferi os ditos 480 euros (gato escaldado...) verifiquei que faltavam 2,50 Euros... Inquiri!
...que não... que eram despesas de encerramento de conta!

Porque é que, à semelhança do restante comércio e serviços, não são os bancos obrigados a divulgar de forma visível e compreensível todos os preços que praticam? (para já a única coisa visível nos balcões são aqueles panfletos que nos "oferecem" crédito para trocar de carro ou comprar o home cinema que não cabe na nossa sala)


Afinal é normalmente aqui que uma pessoa deposita o seu futuro. Refiro-me concretamente à compra de habitação onde, sem opção e em condições de desigualdade, se acaba por hipotecar 30, 40 ou mais anos da nossa vida.

Ora em vez de um disfarçado proteccionismo, não deveria existir antes uma maior atenção por parte das entidades responsáveis?

5 comentários:

Anónimo disse...

CARAGO!!!

Anónimo disse...

sim ainda tens algum banco amigo? dizes mal da caixa, do bes, do bcp...
o bcp a mim nunca me chateou...
já os outros só obrigado..mas é simples protesta com as chefias normalmente resulta

JL disse...

Queixo-me do mesmo, Blogo. E precisamente na mesma instituição. Não há muito que demonstrei o meu desagrado com algumas coisas que estavam acontecer e tentei renegociar o spred e o seguro (caríssimo) do crédito. Que não, que não dava, que não era má vontade mas era de todo impossível, que o contrato anterior era para respeitar na íntegra.
Se assim é, respondi, vou procurar melhores condições noutros lados. Não vai encontrar, dizem-me.
Encontro e muito melhores. Aviso. Dizem-me que não é possível. Então começo a tratar do processo de trasferência. No dia da escritura dizem-me, revoltados, que podiamos ter negociado, que era escusado ter terminado o contrato e blá, blá, blá.
Impressionante, não acha? Como diz um amigo meu: Mereciam levar com um gatinho morto nas "trombas" até que o animal miasse.

Blogexiste disse...

Este é que é verdadeiramente um Banco de esperma... ai, perdão, quero dizer, um banco de esprema... temos de os espremer muito, muito, muito para conseguirmos sobreviver.
No caso concreto, corri com eles completamente (completamente significa obrigá-los a eliminar os dados pessoais constantes na sua base de dados) e só assim é que me vi livre dos seus ataques. Ufa!

north disse...

É disto, e contra mim, que eu tenho vindo a falar...