terça-feira, fevereiro 21, 2006

Centésimos, milésimos e cagagésimos!

A entrada do euro em Janeiro de 2002 representou o corte definitivo com um passado quase monárquico com a substituição dos Contos de Reis.

E digo substituir os Contos de Reis porque o Escudo já era tão pequenino que praticamente toda a gente pensava em “mil escudos”. No fundo, o Escudo era a sua própria fracção uma vez que, na prática, já ninguém precisava dos centavos para nada.
Pois bem, com a entrada do Euro teve de se revitalizar a parte centesimal do cérebro, com o regresso dos cêntimos.
Assim, hoje temos Euros e temos Cêntimos...
...não temos os «milêntimos», pois não?
Quer dizer, percebo que em produtos de valor extremamente reduzido (as tarifas telefónicas) ou em operações de montantes avultados (materializadas em acções cotadas na bolsa) haja necessidade de definir valores para além dos cêntimos. O mesmo se diga no âmbito da moeda escritural. Depois da virgula, cada um que meta o número de números que melhor lhe aprouver.
Agora «milêntimos» nas situações do dia-a-dia?!? Não há necessidade.

Digo isto a propósito do preço dos combustíveis.
Alguém é capaz de dizer exactamente qual é o preço da gasolina sem chumbo 95 nos postos da Galp por comparação, por exemplo com os postos BP? Ou o preço do Diesel?
Não! E porquê? Por causa de tanto número que aparece depois da vírgula. E para quê tanta esquesitice? Afinal quando os combustíveis sobem, sobem aos 2 e 3 cêntimos de cada vez!...

É que, quando o PSD liberalizou o preço dos combustíveis (mais ou menos quando Diesel custava 80 cêntimos) era com o objectivo de os tornar mais baratos (pois)!
Dizia-se que o cliente poderia optar pelo posto que praticasse a estratégia mais competitiva estimulando, com isso, os mecanismos da concorrência.

Pois bem... sinceramente, alguém consegue ler tanto número com tanta modalidade diferente – Diesel normal, Diesel Gforce, Ultimate, Gasolina 95, Gasolina 98 – tudo isto em andamento?
Eu não consigo, e muito menos fixar... mas também, será que vale o esforço?
Simplesmente parece-me é que a estratégia se revelou eficaz!

5 comentários:

BlueShell disse...

Tudo a molho....


Estais bem???
Bjs, BShell

JL disse...

Excelente, Blogo! Também vindo de si não é de estranhar :-)
A verdade é que esses números servem somente para baralhar e encher o ecrã. Na hora de pagar só conta até ao cêntimo e, claro está, que este é arredondado para o imediatamente superior. Como está bom de ver :-)

Fornense disse...

lol este é daqueles assuntos q toda gente repara mas ninguem fala dele! exelente post!! devemos mesmo trata-los por cagagésimos.. é a melhor palavra.. não é por causa deles q deixamos d comprar o produto..

Anónimo disse...

...e há coisas onde até parece mal acrescentar os tais cêntimozinhos...sei lá, não me parece bem felatios a 49.85...mas que nos andam a comer, lá isso andam.

ABrs

mila disse...

que site de merda-