quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Nada a declarar!

Quando se tem um blog gosta-se de o "alimentar" regularmente. Por isso é particularmente frustrante quando nada acontece.
Veja-se hoje, por exemplo:

Foi notícia o grupo de crianças e jovens, entre os treze e os dezasseis anos, que mataram à paulada um travesti na zona do Porto.
Ora bem, para lá do drama que representa sempre um homicídio, o facto de ser perpetrado por miúdos não chega a ser completa surpresa quando se conhece a realidade das escolas portuguesas em meios suburbanos. São planos diferentes, é certo, e não podem ser directamente comparáveis; digo apenas que é visível que alguma coisa não vai bem quando se está a cultivar uma certa cultura de irresponsabilidade onde o jogo da verdade e principalmente da consequência já há muito que saiu de cena... entretanto, insiste-se que é a escola que deve dar soluções para todas as famílias em risco, para todas as mães, todos os pais e todos os filhos da política integradora, esmagadora – quantas vezes – dos direitos de todos aqueles que apenas querem ter acesso a uma educação de qualidade com a necessária tranquilidade.
Agora, peço desculpa, mas tudo isto é velho, é recorrente, não é original e está mais que discutido...

Há três dias desapareceu uma bebé do Hospital Padre Américo.
Mais uma vez peço desculpa mas, e para além do drama que significa o caso concreto, não me parece propriamente novidade... afinal já se comentou o caso da bebé de Viseu e da responsabilidade (ou falta dela) das autoridades. Já se viu o caso dos doentes que morrem no hospital por falta de assistência médica.
E depois? Qual é a novidade disto?
Insere-se no problema geral da saúde e dos hospitais em Portugal onde, toda a gente sabe, “a culpa morre solteira”!

Depois, há o caso do deputado acelera que tem vindo a ser sistematicamente multado e sistematicamente perdoado...
Não percebo! Digam-me, onde é que está a notícia? Não tem sido sempre assim?... Onde é que se quer chegar?
Afinal, ainda há pouco se soube que a BT multou um condutor na auto-estrada por se assoar... ranhosos! – gritei eu.
Agora, os homens, ou a DGV ou lá quem é, vêm todos de bom coração, numa de perdoar um deputado e cai-lhes toda a gente em cima.... é multado por ter cão e multado por não ter!!!

O Sr. primeiro-ministro anunciou em directo à hora de almoço que vai encerrar escolas para combater o insucesso escolar.
!

Bem, na verdade o insucesso existe apenas e só por causa das escolas. Quero dizer, se não houvesse escolas não haveria certamente insucesso.
Ora, em tese, se se fecharem todas as escolas, resolve-se o problema do insucesso escolar.

Pois bem, parece-me bem!
(É nestas coisas que se vê que este governo tem um estratégia para Portugal.)

Depois tivemos hoje o desfecho do «Caso do Parque» uma versão soft do caso «Casa Pia».
O do Parque e o dos Açores, estão arrumados ao passo que o outro, o mediático, marca passo!
Justiça a duas velocidades, bem sei! E depois?... É assunto? É novidade? Não!

Finalmente tivemos a Comissão Europeia do Dr. Barroso a dizer que é necessário que os portugueses façam mais esforço orçamental que é como quem diz, mais contenção salarial, menos direitos sociais, o acentuar das assimetrias, a reforma das reformas etc, etc, etc,... peço desculpa mas desde 2002 que ouço esta conversa com o célebre discurso da tanga do mesmo Dr. Barroso! Acham que ainda há mais alguma coisa a dizer? Não... e sinceramente já nem tenho paciência para estas lamúrias... tirem lá tudo o que já decidiram que nos vão tirar mas, por favor, poupem-nos a esta ladainha!

Conclusão... vivemos num país que vive em perfeita normalidade, não se passa nada de relevante... e ainda é bem!
Pelo menos, se calhar agora percebe-se (e está explicado) porque é que se uma pessoa passar o tempo calado sem dizer nada tem boas probabilidades de conseguir ser eleito para um qualquer cargo importante!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

...agora imagina que nao viviamos num pais europeu, democratico e civilizado...espetava-se um balazio no meio dos olhos do Socrates e do Cavaco e pronto...nao mudava grande coisa mas aliviava!

"Ja murcharam tua festa pa"...

BlueShell disse...

hiihihiiih...
estou a ver se ma candidato a algo.....higiiiiiii....
A tua lógica é infalível!
Jinhossssss, BShell

JL disse...

É que fico mesmo sem algo a declarar... bolas. Tudo fica dito.
Apenas crescento em relação aos miúdos do Porto que é estranha esta forma de diversão. Já há tempos, em Barcelona, queimaram uma mendiga ainda jovem, um grupo misto de jovens. Questionados sobre a razão que os levou a fazê-lo a resposta foi rápida e unânime: Para nos divertirmos. Estranha diversão!

Anónimo disse...

Sim... está mais do que discutido.... é o pais que temos... temos pena... ;)