sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Era de prever...


A mim – e provavelmente a muitos outros ocidentais – parece-me completamente exagerada e injustificada a reacção dos muçulmanos às caricaturas dinamarquesas.
No entanto, basta recuar um pouco na nossa memória, para vir à lembrança a reacção que determinado semanário de referência em Portugal teve há alguns anos a propósito de uma caricatura do Papa causando, por arrastamento, uma enorme celeuma no nosso lusitano povo.
Ora, se nós, sociedade racionalista e de religiosidade tendencialmente não praticante, reagimos assim...

3 comentários:

JL disse...

Partilho da sua opinião. Apesar dos muçulmanos terem uma reacção extremada e parirem, de imediato, para ataques terroristas ou promessas disso. Somos um pouco mais tolerantes, nesse aspecto.
Mas como dizia D. Alves Martins: A religião quer-se como o sal na comida.

Anónimo disse...

Não é comparável... uma é sobre um líder espiritual... a outra é sobre um profeta... ou seja a caricatura do António só seria termo de comparação se o caricaturado fosse Cristo... e para além do mais o papa não foi caricaturado como um assassino… Caricaturar o padres do Santo Oficio, usando a figura do próprio Cristo a acender uma fogueira… já seria comparavel…

Blogexiste disse...

É verdade, tati, mas isso só vem reforçar aquilo que eu pretendia evidenciar: se até nós, com a nossa sociedade mais ou menos secular (laico), reagimos assim com o Papa, como é que eles não hão-de estar indignados?
Em todo caso, continuo a achar excessiva a reacção mas provavelmente isso deve-se aos meus padrões/níveis de religiosidade...