Independentemente da polémica que sobrou do programa de ontem, o “Prós e Contras” é, habitualmente, um espaço interessante de confronto de ideias e troca de opiniões. Colocado na RTP, é aquilo que considero um exemplo de serviço público.
Só não consigo entender é a opção relativamente ao horário de emissão. Se fosse um canal comercial, poderia existir uma qualquer razão de ordem económica. No canal público não se compreende.
Com esta estratégia, privam-se todas aquelas pessoas que, como eu, têm, no dia seguinte, de acordar cedo (muito cedo) para cumprir horários de trabalho. Será que todo esse povo, por ser povo, não tem direito a ser e estar informado?... não tem o direito de ouvir e ter uma opinião formada e fundamentada?... algo que o possa ajudar a orientar nas suas opções políticas... orientações essas definidas com base em razões diferentes daquelas que motivam as suas escolhas clubistas e futebolistas?
Elitistas!!!
8 comentários:
Blogo, posso assinar este protesto?
Gostei. É o que sucede nos países da Europa onde "analfabetismo" tem diminuido porque passam os programas decentes a horas decentes.
O programa agora até está a entrar 7 ou 9 minutos mais cedo... qq dia...
O que se passa é q a RTP, apesar de ser uma televisão publica, tb visa o lucro... e a pblicidade até às 22:30 é mais bem paga, para alem do mais o target até essa hora é mais de acordo com o concurso do q com o pros... antecipar o programa seria dar cabo dele... é chato mas é assim... Eu até prefiro mais cedo era quase impossivel ver...
Pois ficaste impressionado com o ministro . se calhar percebeste finalmente a situação do país. Este teixeira dos santos para além de académico brilhante está a revelar uma cultura e tactica politica muito interessante. foi meu professor e na assembleia tem dominado. No programa aquela tirada final a puxar ao sentimento foi brilhante
Também não me foi possível ver... também devido ao horário... é pena que programas deste género não tenham outro horário!
Pois é... eu só pergunto porque é que “a dois” não é mais (e melhor) aproveitada. Porque é que não tem uma dinâmica - devidamente adaptada é evidente - tipo Sic Notícias ou RTP N? Ainda que passasse os programas em repetição mas em “horário decente”?
Mocho: concordo plenamente! De facto, a cultura e táctica política do ministro (e do governo em geral) tem sido fantástica... a estratégia de apoiar o seu candidato preferido não pára... lançar o pânico, o alarmismo social, a indignação junto da população nesta altura só pode resultar em pleno. Os votos vão chover no candidato escolhido... candidato escolhido que neste caso é Cavaco, é claro. Sócrates é, neste aspecto da estratégia política, imparável.
concordo! concordo!
(mesmo não gostando da moderadora...)
O programa passa em repetição na N.
Não pode passar na dois pq, a dois já não é da RTP... é da sociedade civil... tem uma gestão independente...
depois pq a RTP precisa da publicidade para pagar a divida (foi esse o negocio com o ministro sarmento...), portanto mesmo sendo um canal de serviço publico, a um está nomercado a disputar audiências e mercado... e normalmente a programação televisiva é feita a partir dos mercados publicitários, e não o contrario, ou seja o tipo de publico... e o pros não garante sempre boas audiências... para alem do mais até às 22:30, as classes mais fortes não consomem programas como os pros... e o publico do pros a essa hora ainda não está a ver televisão...
Por o programa mais cedo era dar cabo das audiências do programa (e isso era condenar o programa, que só fez mais esta temporada pq o ultimo da outra o "dos senadores", foi record de audiência), das audiências do canal, e dar trunfos aos outros canais.
Não é do interesse da RTP, por na dois programas que dêem audiências, pois não existe publicidade logo não há receita para ninguém...
O facto de o programa passar na RTP N não deixa de ser elitista... de facto é preciso pagar para se ter a Sic Notícias e os restantes canais de Cabo.
Quanto ao resto, de facto o Tati tem razão, não obstante não deixa de ser confrangedor. Mais ainda quando a RTP tem obrigação de prestar o verdadeiro serviço público e tem um canal 2 que poderia fazer um pouco esse papel mas de forma atractiva (sim, acredito que é possível criar programas de qualidade com audiências). Em todo caso, que sei eu disto? Sei apenas que gostava de assistir a esses programas sem ter de passar pela prova de resistência (telenovelas + telenovelas) e, depois do esforço, acabar por desistir por ser incomportável (e inconsciente da minha parte) assistir ao final do programa.
Mas o Tati tem razão quanto ao tipo de audiências e tudo o mais!
Enviar um comentário