sábado, janeiro 07, 2006

Manipulações?


Esta é a imagem da primeira página de hoje do Expresso... um jornal "independente"!
Podia ser Cavaco a comer bolo rei (afinal foi ontem o dia de Reis).
Mas não... foi Soares... esta imagem de Soares.

Bem sei, são “critérios jornalísticos”.... e estes são dogmas. Não se discutem!
(Devem ser, aliás, os únicos dogmas vigentes nas sociedades modernas e democráticas. Tudo é discutido e discutível menos “os critérios jornalísticos”).

Ora bem, poderei estar enganado mas algo me diz que o Expresso decidiu apoiar claramente, a partir de hoje, a candidatura de Cavaco Silva.
É pena. Junta-se à mais vulgar imprensa regional – esta, sempre tem a desculpa de ser amadora.

Troca um valor estrutural por algo conjuntural.
Acredita certamente o seu Director que passada a espuma da campanha tudo poderá voltar ao mesmo... afinal o povo português não é muito dado a memórias (prova disso são as recentes sondagens).
É válido!
No entanto, pessoalmente, preferia que o jornal não ficasse com esta nódoa na sua história.



PS – Tomei hoje uma decisão importante: apoiar a candidatura de Mário Soares.

14 comentários:

Blogexiste disse...

Olá... até que enfim... seja bem aparecida!!!
Que tal a mudança?

JL disse...

O Mocho tanto andou, tanto andou que o convenceu :-)

Parabéns ao Mocho. Bela conquista :-)

Nina disse...

É pela falta de apoiantes que te decidiste??...Solidariedade para com a 3ª idade???...hehehe (brincadeirinha)

Beijinhos e BFS :)

Unknown disse...

Ainda bem... Estou certo que esta decisão vai ser a de muitos Portugueses, conscientes, e que querem o melhor para Portugal.

Só vota Cavaco quem não lembra os tempos da sua governação...

Abraços

Blogexiste disse...

O mocho nunca... o seu estilo só ajuda Cavaco.
Digamos que foi uma decisão poderada que levou um empurrão expresso.
Nina... 3.ª idade hein... velhos são os cavacos.... :)

Anónimo disse...

A comunicação social tem tido uma influência poderosa na criação de um clima favorável à eleição de Cavaco.
O que ganha a comunicação social com isso?

Blogexiste disse...

Quem são os accionistas dos grandes grupos da Comunicação Social?
Belmiro, Balsemão, Paes do Amaral...
Respondi à questão?

Anónimo disse...

Sim, respondeu em parte.
Contudo, sobre estes senhores já se sabia.
Há o outro lado, o daqueles que, trabalhando para os "Belmiro, Balsemão, Paes do Amaral..." esperam ser devidamente recompensados. São uma espécie de abutres lambe-botas, quase sempre afogados na sua mediocridade, mas oportunamente espertos a escolher o lado vencedor.
Confrange-me ver que nestas situações Portugal não sai da cepa torta, prefere enterrar a cabeça na areia e assistir a horas de futebol e telenovela.
Que (en)fado!

Blogexiste disse...

Agora é que disse tudo!!!

BlueShell disse...

É isto...a nossa imprensa dita independente...
VERGONHOSO, SEM ADJECTIVOS!!!

sempre penseo que houvesse mais decoro, mais decência ...engano meu" Ao diabo a comunicação social!!!

Jinho, BShell

(tenho saudades vossas)

Anónimo disse...

A imprensa que apadrinhou e incentivou todas aquelas manifestações quando Cavaco Silva foi Primeiro Ministro e que hoje as abafa, a imprensa que atacou sistematicamente Durão Barroso, a imprensa que devassou a vida privada de Santana Lopes, a imprensa que actualmente se esquece que há um Primeiro Ministro em Portugal e não o incomoda quando transforma contratos de cinco anos em contratos individuais de trabalho, que não o encomoda quando fecha escolas obrigando miudos sem condições para se deslocarem a terem aulas nas sedes de concelho, que não o incomoda quando fecha centros de saude que tanto jeito fazem aos velhinhos, que não o incomoda quando fecha esquadras de polícia em locais onde as populações se queixam de insegurança, que não o incomoda quando anuncia aumentos de 1,5%(ai se fosse o Cavaco!).
Esta imprensa é a mesma de sempre.

Razões de queixa tem Garcia Pereira.

A vitimização é uma arma de gente fraca que perante as primeiras adversidades não se sabe comportar.

Anónimo disse...

No aspirinaB está uma boa posta (“as imagens assassinas”) sobre a malvada imprensa, e os seus vergonhosos ataques ao octogenário...

Quanto a uma imprensa independente… pois… em Espanha e noutros países, os jornais apoiam sempre um dos candidatos… às claras… fazem-no em editorial… mas nós que tanto temos para lhes ensinar sobre hipocrisia…

Blogexiste disse...

Mangas: de certa forma, acaba por vir ao encontro daquilo que eu digo. O “critério jornalístico” molda-se à vontade dos interesses da comunicação social (em particular dos seus accionistas principais). Aconteceu isso em todos os governos quando deixaram de ter condições para implementar as políticas que serviam os seus interesses, habitualmente designadas por medidas impopulares (impopular deve significar “contra o povo” o que já de si é sintomático).
Aconteceu isso com Cavaco quando, no equilíbrio das forças em questão, a sua MAIORIA ABSOLUTA, apesar de forte, começou a esbarrar com a oposição genuína e espontânea do povo português. Com Guterres foi evidente. Com Santana foi bastante interessante... estávamos perante um governo fraco com problemas de legitimidade, por um lado, e, por outro, porque tinha de fazer a gestão de um calendário eleitoral que o obrigava a dar uns biscoitos ao povo nestes próximos dois anos... algo verdadeiramente assustador para os tais interesses accionistas. Daí que, estando garantido o afastamento de Ferro Rodrigues e a eleição de Sócrates no PS, correr com o Santana foi um fósforo (e um prazer, digo eu!).
Já sei, tenho a mania da perseguição... nada disso, apenas não me deixo iludir e acredito que há, de facto, interesses subtis que movem as massas.
(massas aqui não significa espaguete... também não significa o carcanhol... refiro-me mesmo é o pessoal votante).

Também concordo que a vitimização é uma arma de gente fraca... está-se a referir àquele episódio de há 10 anos quando o Cavaco inventou que alguém, num sítio qualquer apareceu com um canivete para o matar? Nesse aspecto, ainda é bem que agora vai à frente... sempre nos poupa a essas tristes figuras!


Tati: era muito mais honesto e transparente que as coisas se assumissem claramente. Discordo tanto de uns como de outros mas às vezes prefiro o Avante, e respectiva imprensa afim.
Comentadores independentes tipo Luís Delgado e Vasco Rato e etc. e tal.... haja paciência.... não insultem a minha modesta inteligência!!!

Anónimo disse...

Não me digas.. até que enfim bolas.. estava a ver que acreditavas no pai natal
já viste a luz .. agora só falta perceberes uma coisa simples. ESQUERDA tem um NOME: PS e mais nada. E perceberes que é por causa dos cavacos detes país que O sócrates se vê obrigado a fazer o que faz. aliás se ouviste ontem o ministro das finanças percebe-se. Aquelo tipo é do norte carago.. que é quase tão bom como ser da beira como o sócrates