sábado, janeiro 21, 2006

DeVer deVoto

Pronto! Já está! Já reflecti tudo o que tinha a reflectir. Venham de lá essas eleições.
Gosto sempre de eleições mesmo quando, como estas, o resultado é desastroso.
Lembro-me da minha infância na aldeia (agora diz-se Portugal profundo) onde, dia de eleições era, em parte, dia de festa.
Ainda hoje é assim, acho eu. E há vantagens. Repare-se:

Um pouco por esse enorme Pulo do Lobo que se estende ainda um pouco por todo o país, há uma população de velhos e doentes, habitualmente esquecida e ignorada, que tem, em dia de eleições, uma oportunidade para, de novo, se sentir útil. Não pelas eleições propriamente ditas uma vez que até a expressão “ida às urnas” é propícia a assustar e afugentar essas pessoas habitualmente mais vulneráveis.
Não!
Imagino é que nestes dias, muitos se devem voltar a sentir outra vez importantes quando, uns quantos “senhores importantes”, lhes pedem colaboração ...
vá, senhor Joaquim, não se esqueça de pôr a cruz lá no quadradinho igual a este, viu bem? Não se engane a contar?!"
...pois sim senhor, atão num hei-de ir porquê? Bou sim senhor... bou deitar por esse que bocemessê diz...
E ali vão eles deitar a cruz como se, por momentos, se livrassem da cruz em que se transformou as suas vidas.

Bem, e depois há o passeio, propriamente dito. Carrinhas Hiace ou Transit’s de nove lugar, habitualmente associadas a paróquias e centros sociais (ou simplesmente carros particulares), vão andar, em princípio, num rodopio constante... um leva-e-traz incansável que é sempre bonito de se ver.

É (também) por isso que é importante haver eleições.
O problema é que, a menos que surja para aí algum referendo ao aborto, tão cedo os velhinhos não voltarão a ter oportunidade de passear. Embora seja natural que muitos lhes digam “vão passear...”

6 comentários:

Neoarqueo disse...

E viva quem leva os velhinhos a votar, e os ceguinhos, e os cochinhos, e os aleijadinhos, e os tolinhos, e os que não querem ir mas à última da hora lá vão...
Viva a malta toda, e o Senhor Padre, e a irmã do Senhor Padre, e o sacristão...
Viva eu e tu e amanhã lá estaremos e hei-de ir buscar o meu pai e a minha mãe e dizer à minha tia que não se esqueça de ir deitar no Cavaco, que os outros dão uma injecção letal atrás da orelha dos velhos.

Anónimo disse...

estas a falar de santiago de cassurrrães. agora não é assim em santiago eles levam um papelinho com a setinh apra cima debaixo da camisa. neste caso um papelinho com a cara do cavaco.
eu já comecei a arranjar uns sapitos e preparar-me para a próximo luta. desconfio que temos congresso antecipado e congresso para expulsar o alegrete.

Blogexiste disse...

Ufa... venha de lá o congresso e toca a expulsar o responsável máximo pela vitória do Cavaco... refiro-me ao Sócrates, é claro.

Ah!, já agora... espero que não se esqueçam de mandar a fotografia dele para o largo do Caldas que é lá o lugar dela... desde sempre!

Eduardo Leal disse...

e pelo menos desta vez podem votar nos seus pares...
velhinhos não faltam.
Uns no BI outros na cabeça!

JL disse...

Peço desculpa... mas que é isto???
Ainda estou em reflexão, bolas. Façam o favor de não interromper...

BlueShell disse...

Olha qu'eu já votei!!! à abertura das urnas, ouviste???
Beijos muitos e muitos.....e muitos!