domingo, novembro 13, 2005

Cem Palavras!!!

Diário de Notícias (12 de Novembro de 2005)

"Entre as despesas do Estado ligadas ao pessoal, destacam-se alguns gastos que, de acordo com o STE, necessitam de ser esclarecidos, quando se impõem sacrifícios aos funcionários. É o caso da despesa com "indemnizações por cessação de funções", que passou de um montante de 6,4 milhões de euros em 2003 para 36,5 milhões em 2004, ou seja um crescimento de 472%, quase seis vezes mais. Esta despesa diz respeito aos pagamentos devidos a dirigentes quando estes são demitidos antes de concluídos os mandatos. Esta despesa, incluída na rubrica dos abonos variáveis, representou 8,4% do total dos abonos, contribuindo para que aquela rubrica crescesse 19% em 2004".



Pouco mais de cem palavras...
...é para a gente labuta, ver que somos governados... por uns grandes filhos e enteados!

4 comentários:

Anónimo disse...

"O Estado empregava, até Setembro deste ano, mais 1045 funcionários do que em igual período do ano anterior. Este crescimento deveu-se exclusivamente às contratações ocorridas na esfera dos militares e forças de segurança, bem como nas autarquias e regiões autónomas, onde, no total, os efectivos aumentaram em quase 6 mil.
Retirados aqueles sectores, a Administração Central sofreu uma redução de 1858 funcionários até Setembro, entre contratações e aposentações. Para um total de 6602 funcionários que se aposentaram foram apenas contratados 4744, o valor mais baixo desde 1993."
Porque só colocaste aquela parte esqueceste esta bem mais importante.

Blogexiste disse...

Sim, de facto tens razão... mas foi só para não tornar o post muito longo. Mas já que falas nisso... saliento o seguinte: a Administração, na parte que está directamente ao serviço das pessoas e que poderia melhorar a qualidade dos serviços públicos “sofreu uma redução de 1858 funcionários”. No entanto, na totalidade conseguiu “engordar”. Em que sectores?
Pois bem, “este crescimento deveu-se exclusivamente às contratações ocorridas na esfera dos militares (...) bem como nas autarquias e regiões autónomas, onde, no total, os efectivos aumentaram em quase 6 mil.
Fantástico. Isto é que são prioridades... isto é que é trabalhar... isto é que é motivo para se estar orgulhoso!

JL disse...

Às vezes dá vontade de citar os brasileiros: "Vamos votar nas mães porque já votámos nos filhos e não resultou" :-)

Blogexiste disse...

Não conhecia essa mas não há dúvida que se aplica inteiramente.
Boa semana!