domingo, novembro 27, 2005

Assim não!



Atentados arquitectónicos acontecem em Portugal há décadas um pouco por todo o território nacional.
É algo que não poupa o litoral nem o interior. Não é pior nos grandes centros urbanos... não é melhor nas cidades, vilas e aldeias.
Os escarros urbanísticos que teimam em nos violar os sentidos são, tão só, a expressão da indiferença, enquanto colectividade, relativamente à nossa memória, à nossa história, ao nosso património cultural... em suma, à nossa identidade.



As imagems referem-se a uma obra em curso no Bairro do Relógio Velho em Mangualde. Não sei se está licenciada ou se é clandestina. Não sei se está em desenvolvimento ou embargada.
Sei que aquele sítio é particularmente sensível, pelo valor histórico que representa para toda a comunidade Mangualdense. O Bairro, como está, já não está bem. Não é por isso que se justifica torná-lo pior.
E se é verdade que relativamente à estética ainda se pode argumentar com o elemento subjectivo, já quanto à volumetria desproporcional não vejo desculpa para esta apropriação descarada.
Como eu dizia, não sei como é possível que aquilo realmente ali esteja. Sei que se as coisas funcionassem bem, alguém deveria ser responsabilizado... ou as autoridades competentes (jurídica e politicamente) ou o proprietário (economicamente, com o ónus de fazer aquilo vir abaixo).
O respeito por uma comunidade passa também por questões de salubridade colectiva.

5 comentários:

Anónimo disse...

tanto quanto percebi até predios de vários andares lá existem. e as pessoas gostam.Mangualde como sabemos é conhecida na televisão por prédios com varandas para fora. olha manda as fotos para a conceição lino.
mas gosto de te ver preocupado com os problemas locais, com a qualidade de vida... estás a ficar menos urbano dependente. eheheeh

BlueShell disse...

Xi...credo!!! Até mete medo...

Beijussssss

BShell

BlueShell disse...

Enquanto o nosso 1º Ministro não tomar medidas para acabar com as parvoíces...vai continuar a ser assim: e por todo o lado; não há planos hurbanísticos, não há estratégias de reconstrução que não sejam meras anedotas. Estamos a descaracterizar o nosso património!
Sócrates é "rijo"? "Teimoso"? Pois que seja! a ver se mete isto na ordem, porra!

Blogexiste disse...

Pois, se a teimosia dele fosse orientada para estas aberrações e respectivos responsáveis locais, estavamos nós bem... o problema é que não me parece que a coisa vá nesse sentido!

Anónimo disse...

apenso.. lembra-te do trabalho do sócrates quand foi ministro. lembra-te que enfrentou uns senhores bem poderosos
não vejas os ficheiros secretos rapaz... e pensa .. pensa... de deixa-te de simplismos pseudo esquerdistas
"quem é o tozé cunhas"?