quinta-feira, outubro 06, 2005

Vá para fora...

Gosto de viajar! Tenho pena de não ter oportunidade para sair por este País, ao encontro desses lugares únicos, normalmente fora dos “roteiros turísticos”. A imagem que representa o “Portugal Típico” é, normalmente, acompanhada por boa gastronomia regional, paisagens maravilhosas porque simples e gentes normalmente simpáticas.
No entanto, basta “viajarmos” um pouco pelo Portugal Autárquico, agora que o momento é propício, para deixarmos cair este retrato paradisíaco.
O típico, pitoresco, sóbrio, simples, honesto Portugal dá lugar a uma ruralidade altamente marcada pelo (ainda) estigma salazarento.
O caciquismo, a brutalidade e boçalidade o vale-tudo, a razão da força em vez da força da razão, são ainda e apenas a rotina no que respeita às autarquias.
O elemento que melhor devia espelhar o poder da democracia – porque eleitos e eleitores estão mais próximos – na verdade limita-se a ser precisamente a antítese disso mesmo. A amplificar os seus defeitos.
Viajar pela política autárquica, nomeadamente através dos blogs temáticos, é uma boa terapia para quem não quer ou não pode viajar.
Fiquemos em casa!

Sem comentários: