terça-feira, março 14, 2006

Estranhas normalidades


Alcides é o padeiro aqui do bairro. Ainda me lembro quando abriu a primeira padaria, há já alguns anos.
Um dia disse que os clientes tinham de começar a pagar cerca de 5 euros por trimestre para despesas de manutenção do forno. Estranhei, mas ele argumentou que as outras padarias também faziam isso.

Também não gostei quando introduziu uma taxa de atendimento ao balcão. Mas aí, ainda compreendi... como havia pão já ensacado, não havia necessidade de incomodar o empregado. O problema era quando os produtos que queríamos só estavam disponíveis ao balcão... tínhamos de pagar a bendita taxa.
Um dia, passou-me uma declaração – uma simples folha em papel A4 em modelo previamente impresso – a dizer que eu comprava ali o pão habitualmente. Qual não é o meu espanto quando o Alcides me apresenta uma conta de 75 euros pela folha. Ainda por cima ameaçou-me que se não pagasse, fazia queixa à Padaria de Portugal que, por sua vez, emitiria uma inibição geral de venda de pão à minha pessoa.
É evidente que mudei de padaria. Só que ele disse que para deixar de ser cliente tinha de pagar uma taxa!!! Paguei mas saí. E ainda é bem. Fiquei muito melhor servido na nova padaria. Ali, não havia taxa nenhuma nem coisas do género. Nem tão pouco se enganavam – contra mim, é claro – com a periodicidade com que o Alcides se enganava.
Hoje o Alcides cresceu. Comprou quase 40% das padarias aqui da cidade. Não me deixa alternativas se não, voltar a ser seu cliente.



Ridícula?
Sim, a história só é ridícula porque se trata de uma simples padaria e o homem chama-se Alcides. Se em vez de Padaria se tratasse de um Banco e, em vez de Alcides se chamasse Paulo Teixeira Pinto já toda a gente achava normal.

Nota Final – Com esta coisa da OPA toda a gente tem de ouvir toda a gente: Autoridade para a Concorrência, Banco de Portugal, Comissão de Trabalhadores do BPI...
...e os clientes? Ninguém precisa de ouvir os clientes?


Peço desculpa pelo desabafo mas estou inconformado. Agora vou trabalhar... e quanto a esses grandes senhores, digo mesmo mais: vão todos p’ro trabalho!!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

mas que raio de banco tu vais. sou cliente e nunca tive nada disso.
não lhes ligo muito é verdade mas o gestor passa a vida a chamar-me e podes ter a certeza que não pago por lá ir.
deves estar na lista negra dos tipos....

Anónimo disse...

de notar que até gosto do bpi mas acho que já não vou fazer lá uma contita. também passam a vida com o mourinho

Anónimo disse...

...caga nisso, pega na bicicleta, passa pela PerTutti, compra um queque e um sumo light e vais ver que te sentes melhor;)

Blogexiste disse...

Opá... a Per Tutti também já pertence ao Alcides... um queque custa 90 Cêntimos mas tens de pagar 3 euros de taxa de serviço ao balcão!

Anónimo disse...

diz-me lá uam coisa.. se o alcides vender a loja pergunta aos clientes se querem escolher o novo proprietário. se não gostares muda

Blogexiste disse...

Pois, lá mudar de Alcides, mudo... nada me prende! Já o mesmo não posso fazer no banco... estou agarrado a um empréstimo habitação por 25 anos que, se quiser mudar, tenhpo de pagar uma multa de 3% do valor em dívida... isso é que está mal e é isso que me preocupa. Caso contrário, no dia em que se consumasse a OPA mudava-me para outra instituição... mais séria!