sábado, fevereiro 24, 2007

Em Coimbra....






Em Coimbra é absolutamente proibido estacionar no lado direito (sentido ascendente) da Rua D. Pedro de Cristo. Ou seja, qualquer automobilista que ali tente parar o carro, por minutos que seja, é automaticamente multado pela Polícia Municipal. E bem porque assim mandam os princípios elementares do Estado de Direito. Porém, sem que o mesmo Estado de Direito consiga explicar, aos sábados pela manhã – todos os sábados durante toda a manhã – a mesma Polícia Municipal inibe-se de actuar, ou seja, inibe-se de autuar os veículos que por ali param em transgressão. O mais intrigante é que a polícia não se limita a fingir que não vê as infracções... Não! A polícia “escolhe”, por entre as inúmeras viaturas, aquelas que acha que deve ou não multar.
Assim, sem que o tal Estado de Direito consiga explicar, aos sábados de manhã – todos os sábados durante toda a manhã – a polícia “farta-se” de multar os carros mal parados que por ali param... mas apenas os carros que não se pareçam com veículos de vendedores, feirantes e eventuais proprietários de etnia cigana. A estes – carrinhas, camionetas e furgões – não lhes "toca" mesmo que parados em rotundas, passeios, paragens de autocarros e restante zona interdita. Para multar servem apenas os outros. Todos os outros. Quanto a estes – os outros – é um «fartai vilanagem»! Só não sei é qual a Lei, Decreto-Lei ou Regulamento que prevê e permite esta discriminação.
Os polícias a quem eu tive a oportunidade de perguntar também não sabiam... disseram-me apenas que tinham ordens... ou melhor, segundos depois chegaram à conclusão que já não tinham. Não tinham ordens nem necessidade de me dar qualquer explicação, disseram. Isto é, ainda alguns segundos depois, chegaram à conclusão que afinal já nem tinham dito nada... disseram apenas que negavam qualquer afirmação que tivessem feito e que porventura fosse citada incluindo esta.
Ah!!! Claro...segundos depois (já dá cerca de um minuto) disseram-me que afinal não podia estar ali a tirar fotografias.
E, a partir daí, não tirei! A sério... nem mais uma! Afinal, a polícia manda!

E com esta, tão habilmente discriminatória, é melhor não brincar!

2 comentários:

CMatos disse...

Pois é... é uma triste realidade!
E dizem eles, ás vezes, que os descriminamos, que somos racistas...

Boa Semana.

Anónimo disse...

um bloquista com a criticar os ciganos. aiaiai ainda acabas por criticar os gays
Atão se o louça sabe...