domingo, fevereiro 04, 2007

Pingo Doce

Descobri há bocado que me faltavam ingredientes para fazer o jantar. Vai daí, lá tive eu de ir ao Pingo Doce. Pus a minha melhor cara de enfado e dei corda aos sapatos – que é como quem diz, fui a pé – que isto do ambiente é algo que me preocupa.
E digo “pus a minha melhor cara de enfado” porque, por sistema, me recuso a fazer compras em supermercados onde, no final, me pedem dinheiro pelos sacos onde arrumo as compras.
Fico ainda mais furioso quando me querem fazer crer que tal “venda” se deve a preocupações com o ambiente. Não é por nada mas sinto que me estão a fazer de parvo.

Repare-se:
- comprei alface. Estava previamente embrulhada num plástico;
- comprei tangerinas. Tive de as colocar num saco de plástico antes de se poderem “sentar” na balança;
- comprei fiambre. Foi embrulhado em papel e posteriormente ensacado em plástico
- comprei carne. Estava acondicionada numa palete de esferovite devidamente embrulhada numa película (filme) de plástico.

Por isso não compreendo. Se a preocupação com o ambiente é tão grande, como é que se explica tanto lixo que, com boa vontade, se poderia eliminar?


Outra coisa. Toda a gente sabe que, por sistema, os sacos de supermercado acabam como sacos do lixo. Aquilo a que a política dos "três R's" chama a “Reutilização”.
Por isso, acho incoerente obrigarem os clientes a pagar os sacos (por amor ao ambiente) e, simultaneamente, venderem sacos do lixo específicos.

Por isso, meus senhores do Pingo Doce, arranjem lá as formas de financiamento que quiserem para compensar a tão propalada descida de preços. Mas por favor não insultem a minha inteligência.

Ah... já me esquecia: Viva o Continente, o Jumbo, o Carrefour e todos os que não precisam de utilizar estas desculpas mesquinhas!

5 comentários:

PPN disse...

E o pior é que a qualidade dos sacos mantêm-se. Enquanto que no Minipreço e no Lidl os sacos são maiores e mais resistentes, no Pingo Doce os sacos mativeram-se iguais.

JL disse...

E eu que até apreciei a medida e acreditei nas "boas" intenções... Não tinha feito esta reflexão mais profunda.

Eduardo Leal disse...

Pois!
Estou como o João. Comecei por apreciar a medida. Mas vistas bem as coisas... é uma ecologia de trazer por casa... discutível, com efeito!

Testes disse...

Ainda assim, tem de se começar por algum lado...

Micas10 disse...

Devia ser obrigatório pagar os sacaos e todas a embalagens não bio-degradáveis para racionalizar a sua utilização que anda fora de controlo.