sexta-feira, setembro 16, 2005

No princípio era o Verbo...

Pois bem... começa aqui uma nova era na minha vida!
Começa aqui o meu blog que, por ser meu, é muito especial... digo eu!
Espero deixar aqui alguns comentários sobre os mais diversificados temas... abordar, ainda que pouco, todos os assuntos!
Bom, todos não... de facto, não estou muito sensibilizado para “falar” de política.
Na verdade, confesso que não percebo nada de política.
Por exemplo: sempre se disse que as virtudes dos Estados Modernos e Democráticos – o Estado de Direito – era a separação, de facto e de direito, dos três poderes: Poder Legislativo, Executivo e Judicial.
A prática diz-nos que com maiorias absolutas na Assembleia Legislativa a separação entre o Executivo e o Legislativo reduz-se praticamente à parte formal.
Portanto, sobra na prática a independência do Poder Judicial.
Ora é exactamente aqui que eu deixo de compreender a coisa.
Como é que se pode garantir a independência do Tribunal de Contas quando o seu presidente não só não é um magistrado como é uma pessoa notoriamente empenhado na causa do governo?
Por outro lado, sempre fiquei com a sensação que esta coisa de querer controlar todas as estruturas do Estado era própria das correntes políticas situadas no centro-direita, tipo PSD e PP... provavelmente devido a velhos hábitos do período do Portugal Cinzento. Só que o problema é que quem está agora no executivo é de... centro esquerda!
É por isso que eu digo que não percebo nada de política!

Sem comentários: