sexta-feira, setembro 16, 2005

Eu gosto é do verão

É por isso que eu gosto é de “falar” de férias!

Infelizmente o “regresso às aulas” marca definitivamente o fim de férias.
É quase Outono e, como diz a canção, “...No Outono a Escola ameaça abrir...” para depois concluir na parte do refrão “Eu gosto é do Verão...
E por falar em abertura de Escola, aqui vão os meus parabéns à Senhora Ministra que lá vai de escola em escola, receber a chegada do novo ano lectivo com o mesmo entusiasmo com que as crianças recebem do Pai Natal as prendas que fingem gostar.
Segundo se diz, este ano está tudo a correr bem... os professores estão a trabalhar com determinação entusiasmo e ânimo e, ainda por cima, com efectivo controlo de custos.
É isso mesmo. O dinheiro é de todos e não é para esbanjar, não senhor!

Curiosamente, este ano a minha filha entrou para a Universidade... ou melhor, na verdade ela entrou pela primeira vez para o infantário mas a mensalidade é mais ou menos igual àquela que se paga nas Universidades privadas... por isso, aproveito para me ir habituando!

Só que, ao contrário das Universidades (ou pelo menos de alguns cursos) não houve aqui propriamente uma possibilidade de opção entre público ou privado.
É que o Estado ainda não tem uma rede pública de pré-escolar que responda à totalidade das necessidades da sociedade.
Eu sei... o Estado é pobre e o dinheiro não chega para tudo! Além disso, o pré-escolar não está inserido no âmbito da escolaridade obrigatória logo, alguns têm que ficar de fora.
No caso concreto, fiquei eu!
Até posso entender isso. O que não consigo entender é como é que afinal há dinheiro para tanto “contrato de associação” que alimenta tantos colégios privados!
Colégios que, em muitos casos, se limitam a duplicar a oferta já assegurada pelo ensino público!
Para quem não sabe, os “Contratos de Associação” são mecanismos que permitem ao Estado pagar a mensalidade dos alunos que frequentam colégios em áreas onde não há nenhuma Escola Pública para assegurar a escolaridade obrigatória. Ora, até aqui tudo bem!
O problema é quando vemos esses "contratos de associação" serem celebrados com colégios instalados mesmo ao lado de Escolas Públicas desertas, sem qualquer justificação, portanto, para o pagamento das mensalidades dos meninos que o querem frequentar apenas porque é in... 'tá ver?


Bom - argumenta-se - os Pais têm direito a optar entre escola pública e escola privada!
É evidente que têm... a “concorrência” entre ambas é salutar, motivadora e traz qualidade acrescida ao ensino.

Não percebo é porque é que, temos de ser todos nós a pagar essa opção!
Eu, por exemplo, nem sequer tenho opção a não ser... pagar: pago, pago e pago!
Pago, com impostos, a escola pública de todos;
pago, com impostos, a escola privada de alguns;
pago, porque é imposto, a escola privada da filhota!

É assim! É tudo uma questão de opção política.
Não compreendo, mas que é assim, é!
É por isso que eu digo que não percebo nada de política!

Sem comentários: