terça-feira, outubro 17, 2006

EDP

A electricidade vai aumentar quase 16%. Isto vem na sequência da abertura do sector à iniciativa privada estratégia que, dizia-se, iria estimular a concorrência com óbvios benefícios para o consumidor.
(Mais ou menos o que aconteceu com a liberalização dos combustíveis).
O que se passa é que a partir de agora os preços devem começar a reflectir os custos de produção, os “custos políticos” (seja lá o que isso signifique) e os custos com as energias renováveis.
Uma coisa ficámos a saber: a EDP andou este tempo todo a vender o seu produto abaixo do preço de produção. Ou seja, andou supostamente a ter prejuízo. O que eu não consigo compreender é como é que mesmo assim ainda conseguiu quadruplicar os lucros em 2005 face a 2004!
Há coisas fantásticas não há?

12 comentários:

Anónimo disse...

Ora eu passo a explicar: A electricidade é cara por causa do crude! Pq? Ora, toda a gente sabe que o crude é fundamental no ciclo da água...e sem água não há barragens e sem barragens não há electricidade. É também sabido que sem crude não há vento, nem Sol, nem sequer as ondas do mar se mexem. Portanto vamos lá ser ser compreensivos com os tipos da EDP...coitados...com tanta falta de energia nem puderam comprar uma calculadora e andamos não sei quantos anos a pagar a dita cuja abaixo do custo real...taditos!

Lúcio Balula Júnior disse...

E foi esta uma empresa pública feita com o dinehiro de todos os portugueses!
Saudações

antonio disse...

Abaixo os frígoríficos, as máquinas de lavar, as televisões, os aquecedores!Apaguem as luzes, usem velas!Sigam o conselho do senhor secretário da economia!Nós somos os culpados dos aumentos!
Não gastem electricidade! Voltem ao tempo do homem das cavernas e sejam felizes!
A incompetência segue dentro de momentos.

Anónimo disse...

Tentaram explicar-me essa dos preços abaixo do custo e dos lucros.
Ao fim de uns bons dez minutos de nichos e segmentos de mercado, mais e menos valias, taxas e subvenções, retorqui:
Não vale a pena explicares-me assim! Nem como se eu fosse muito burro! vamos antes ali fimar um cigarro. E apaga a luz ao saires!"

Anónimo disse...

«A incompetência segue dentro de momentos.»

Bravo!!!

Anónimo disse...

Tens que actualizar isto. Vou-te dar uma ajuda:

Certo dia, a conselho de um amigo, um homem chega a casa e coloca uma BUSTO DE NAPOLEÃO na mesa de cabeceira da mulher. Quando se vão deitar, a mulher debruça-se sobre ele e exclama:- Olha um BUSTO DE NAPOLEÃO!. Então o homem vira-se para ela e diz: - Qual BUSTO DE NAPOLEÃO qual quê! Tu queres é que eu te vá ao c.... Ora, os 16% eram o BUSTO DE NAPOLEÃO...os 6% são a errabadela que nós vamos levar!!!

Anónimo disse...

olha...falta um n :))

Anónimo disse...

Obrigado pelos parabéns...Um abraço de quem não temc omentado mas que segue atentamente o Apenso

Al Cardoso disse...

O que deviamos era tentar comprar paineis solares para as nossas casas e mandar a EDP e o "sinhor secretario de estado" as malvas, para nao dizer pior e depois dizermos que tivemos um mau dia.
Nao creem que ja sao muitos "maus dias" de governo?

Um abraco fornense.

Al Cardoso disse...

Se tiver um pouquito de tempo, veja uma provocacao que mandei aos meus amigos das "Terras de Tavares e Azurara" em: http://aquidalgodres.blogspot.com

De-me a sua opiniao.

Um abraco e bom fim de semana.

CMatos disse...

Esta é fácil: Preços baixos = lucros astronómicos / Preços altos(íssimos) = lucros galacteanos.~

É como diz, tal como nos combustíveis, é sempre a subir!

Abraço

Anónimo disse...

...mas quando é que se torna a fazer 'luz' aqui neste blog?

:-))))