terça-feira, junho 09, 2009

Eleições Europeias - a Análise!!!

Numa altura em que o sistema neo-liberal de auto-regulação dos mercados está em crise com a recente crise, como é que se justifica que a Europa tenha “virado” à direita?

De facto, não foram os partidos do governo que foram derrotados a 7 de Junho. Foram (em síntesel) apenas os partidos de governo da área centro-esquerda. Porquê?
Tenho para mim que este é o resultado da alegada “renovação” dos Partidos Socialistas iniciada por Blair com a chamada terceira via.
Ou seja: os Partidos Socialistas perceberam - e bem - que se deviam modernizar face aos novos paradigmas da sociedade. Só que em vez de iniciarem esse processo de actualização, a partir de uma espécie de up-grade em relação à sua filosofia e estrutura ideológica, acharam que era «mais fácil» “meterem a ideologia na gaveta” e situarem-se ali próximo (ou até mesmo “em cima”) dos partidos de direita.
E digo «mais fácil» porque desta forma tornaram-se mais atractivos para os “agentes económicos” que “agem” no tal mercado liberalizado e auto-regulado e que até "gostam de «investir» em política".
Esta estratégia tem, naturalmente, muitas vantagens no curto prazo. Mas depois... é o que se começa a ver!

Contudo, voltemos à questão inicial:

Numa altura em que o sistema neo-liberal de auto-regulação dos mercados está em crise com a recente crise, como é que se justifica que a Europa tenha “virado” à direita?

Parece-me que a resposta é esta:
se inevitavelmente temos de viver (por falta de alternativa política) numa sociedade baseada nos princípios e valores neo-liberais, então que sejam os neo-liberais a tomar conta dela porque, ao menos sempre lidam com aquilo que sabem.
É mais ou menos a mesma face do princípio (adaptado) que diz que “assim como assim, e a ter de ser, que sejam os genuínos em vez das imitações.
E pronto… é esta a minha opinião!

Sem comentários: